quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Conferência da Criança e do Adolescente avalia aplicação de políticas públicas no setor


Coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Franco – CMDCA, e organizada pela Secretaria de Assistência Social a Terceira Edição da Conferência da Criança e do Adolescente reuniu, usuários, trabalhadores e gestores com o objetivo de avaliar e discutir as políticas públicas do setor.
Durante o evento, integrantes do Conselho Tutelar apresentaram ao público presente, dados que confirmam o bom andamento dessas políticas no município de Porto Franco. O conselheiro Jéferson Ferreira Lima disse que percebe no dia a dia, que as políticas voltadas para crianças e adolescentes estão bem asseguradas no município e que procuram atender toda a demanda existente hoje. Jéferson acrescentou ainda que isso seja resultado das parcerias com órgãos da administração municipal como CREAS que trabalha as famílias vitimizadas e com laços quebrados; CRAS cuidando das famílias com as políticas de inclusão social; Fórum, Promotorias e Delegacias, concluiu.
            Para o prefeito Deoclides Macedo que acompanhou todo o trabalho da Conferência, a terceira na sua gestão desde que assumiu a prefeitura em janeiro de 2005, o resultado de um evento como esse bem como da correta aplicação das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, são crianças mais felizes, adolescente vivendo vida de adolescente com reflexos diretos na vida da sociedade. Deoclides Macedo também lembrou setores da administração e ações que contribuem para a boa aplicação dessas políticas, destacando o trabalho feito pelas escolas do município, as ações dos Creas e do Cras, ações de saúde, cultura e uma delas muito importante segundo o prefeito, a qualificação profissional de nossos jovens visando à inserção no mercado de trabalho. ”Outra coisa muito importante que gostaria de dizer, a participação da população tem sido muito importante e tem papel fundamental, principalmente num debate como este como é a conferencia, porque aqui também é um espaço para opinar”, acrescentou.
            Opinião também compartilhada pela Secretária de Assistência Social Eth Maria, ela destacou a importância do trabalho feito em parceria com os diversos setores da administração municipal para garantir correta aplicação dessas políticas e assegurar que elas sejam cada vez mais multiplicadas visando atender toda a demanda.
O Ex-deputado Estadual Fortunato Macedo Filho que já foi Secretário de Educação no município de Porto Franco comentou que o mais importante nisso tudo, é a participação de criança e adolescente nas políticas públicas porque são jovens participando efetivamente das decisões que servem para desenvolver o município. E lembrou da luta pela consolidação desse espaço já previsto na constituição de 1988, mas que só foi realmente reconhecido depois da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente o ECA, há 21 anos.

         *Nardele Oliveira - Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO: MENSAGENS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E DESRESPEITOSAS SERÃO EXCLUIDAS E NÃO PUBLICADAS