segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CULTURA
Porto Franco apóia iniciativas artísticas e importa músicos para a Europa
 
Grupo de Pagode Sem Pre-Conceito em apresentação
Porto Franco sempre desapontou no cenário como celeiro de grandes iniciativas artísticas. Talentos escondidos que se revelaram para o mundo artístico, embora desconhecido para alguns.

Há pelo menos três décadas surgiram várias iniciativas musicais com criação de bandas e grupos musicais como: Bode Me, o mais antigo deles e até hoje em atividade. Depôs surgiu a Orquestra Sinésio Galvão, onde contava com a participação de um grande músico nato, o saudoso Sebastião Silveira. Depois veio a Banda K-7, que revelou o cantor Devid Campos, hoje atuando na noite de Imperatriz. Com várias músicas gravadas Devid Campos já viveu em São Paulo-SP e Brasília-DF.
Sebastião Silveiro - Músico do Sem Pré-Conceito
Atualmente existem em Porto Franco, bandas e grupos de seresta e pagode que fazem a festa na cidade e na região. Destaques para a Banda Impactus, Limão com Cana, Boengue do Som, Equimel, Águia Dourada, Flávia e Banda, Porto do Samba, Ki Mania (extinto) e grupo Sem Preconceito, este criado recentemente. Na composição desse grupo tem um músico muito experiente nascido na Rua Maranhão Sobrinho, Sebastião Silveira Filho, filho de Sebastião Silveira.


Aderson Marinho - Vice-Prefeito de Porto Franco
Todas essas iniciativas, tanto as que fracassaram e também as que tiveram sucesso ou se mantém em atividade, recebem ou receberam apoio e incentivo cultural e financeiro de alguém.
Embora tenha ações na Banda Impactus o Vice-Prefeito Aderson Marinho sempre fez questão de dá sua parcela de contribuição para aqueles que ingressam na música, lembrando que no seu tempo de principiante, ou seja, da criação do grupo Bode Mé ao surgimento da Impactus as coisas eram bem mais difícies, por isso a preocupação em ajudar os que estão começando e encontram obstáculos. O maior deles, no setor financeiro.
Iran Costa - Cantor e Radilaista
A cidade sul maranhense de Porto Franco, como disse no início da matéria, já revelou nomes no cenário mundial. Exemplos como Iran Costa, filho de família tradicional de Porto Franco, (família Aguiar) vive hoje em Portugal onde atua no rádio e na música. Ele começou na rádio Oriente AM em Redenção-PA, mudou-se para Fortaleza-CE e depois para o estado do Mato Grosso antes de seguir para a Europa, onde vive e trabalha na capital Lisboa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO: MENSAGENS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E DESRESPEITOSAS SERÃO EXCLUIDAS E NÃO PUBLICADAS