quarta-feira, 25 de abril de 2012

Usuários do CCTI recebem orientação sobre beneficio da tarifa social de energia
A tarifa social de energia elétrica é um beneficio, em forma de desconto, criado pelo Governo Federal para facilitar o pagamento das contas de energia de famílias de baixa renda que possuem consumo médio mensal de até 220 kWh.
Para multiplicar esta informação, o Centro de Convivência da Terceira Idade de Porto Franco em parceria com a CEMAR promoveram palestra educativa para usuários do CCTI na tarde da última segunda-feira. Durante o evento, o público presente ficou sabendo que a tarifa social é concedida aos consumidores residenciais monofásicos que se enquadrem em uma das categorias abaixo:
- Consumo médio dos últimos 12 meses inferior a 80 kWh, que não tenha mais de um consumo superior a 220 kWh. Nesse caso, o enquadramento é automático.
- Consumo médio dos últimos 12 meses de 80 kWh a 220 kWh. Para este caso, o cliente precisa comprovar o cadastro nos programas sociais do Governo Federal – programa Bolsa Família (NIS - Número de Identificação Social).
Funcionárias da agencia de atendimento da CEMAR de Porto Franco também informaram aos usuários do CCTI sobre a documentação necessária para se cadastrar no programa de tarifa social. Carteira de Identidade; CPF e ter Cadastro Único do Governo Federal ou Programa Auxilio Gás, Programa Cartão Alimentação, Bolsa Família e Bolsa Alimentação.
A coordenadora do Centro de Convivencia da Terceira Idade, Aldirene Moreira informou que se alguem que seja usuário do CCTI sendo consumidor de energia eletrica ainda não for beneficiário de programas federais, deve procurar a Secretaria de Assistência Social de Porto Franco na Travessa Carolina, no Jardim São Manoel em frente ao Ginásio de Esportes para se cadastrar.
O público presente fez perguntas sobre o valor dos descontos que o consumidor pode receber na tarifa de energia. E ficou sabendo que os descontos são de até 65% do valor da conta e os cálculos são fixados pela Agencia Nacional de Energia Elétrica –ANEEL, de acordo com a seguinte tabela:
Até 30 kWh 65% de desconto efetivo; de 31 a 80kWh 49% em média; de 81 a 100 kWh 47% em média; de 101 a 140 kWh 37% em média e de 141 a 220 kWh 23% em média. Mas é preciso que o consumidor esteja cadastrado no programa de tarifa social.

Para se cadastrar o consumidor deve procurar a qualquer momento em dias úteis e em horário comercial atendimento da CEMAR ou através da Central de Atendimento ligando grátis para 116.
Ao final do evento as funcionárias da companhia de energia Nayra e Layane Moreira distribuiram acessorios (tapes) para proteger as tomadas das casas que ainda usem tomadas antigas.
Os usuários deixaram a palestra após participar de uma sessão de ginástica laboral ministrada pela educadora fisica Mirna Marinho.
Por Nardele Oliveira-ASCOM-PMPF 04/2012




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO: MENSAGENS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E DESRESPEITOSAS SERÃO EXCLUIDAS E NÃO PUBLICADAS