quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval de Porto Franco foi o maior da região tocantina e sul maranhense
                Para medir o tamanho da maior festa popular de Porto Franco à prefeitura da cidade, responsável pela realização do carnaval leva em consideração a participação do público nos cinco dias de folia; os negócios realizados durante a festa por meio do comércio formal e informal; além dos investimentos públicos e privados que ocorrem durante o período carnavalesco, ajudando a aquecer ainda mais a ecônomia local.
De acordo com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Franco. Havia uma expectativa por parte dos comerciantes do setor de alimentação e bebidas que se instalaram no corredor da folia, de movimentar em média 1 milhão e 500 mil reais durante a festa.
De acordo com Vaner Marinho, titular da pasta da cultura a meta foi superada, e esse valor foi alcançado logo nas três primeiras noites de festa. “O publico esperado todas as noites, praticamente dobrou”. Por causa disso, muitos comerciantes tiveram de comprar estoque extra de mercadoria para dá conta de atender à demanda.
Na rede hoteleira as reservas encerram antes da primeira noite de carnaval, sexta-feira dia 17. De acordo com trabalhadores do setor, o crescimento registrado nesse período de carnaval foi duas vezes maior que no ano passado. Outro dado interessante registrado na rede hoteleira nesse carnaval foi o destino dos hospedes que vieram de lugares de onde nunca se havia registrado, maioria veio do sul, sudeste e norte do Pará, principalmente das cidades de Parauapébas, Marabá, Altamira e Belém. Sem vaga nos hotéis, muitos foliões alugaram casas residências particulares para ficar a temporada.
Durante o desfile dos Blocos na segunda-feira um grupo de turistas vindo da Argentina também curtiu o carnaval de Porto Franco esse ano.
O bloco irreverente que já desfila há mais de duas décadas no carnaval de Porto Franco “Os Periquitos da Madame”, este ano fez um desfile maior que nos anteriores. O percurso do desfile aumentou mais de mil metros, atendendo as exigências dos foliões, principalmente daqueles que capricham na fantasia, e tinham pouco tempo para se exibi na avenida. Este ano um grupo de jovens senhoras e senhoritas inovou levando para a avenida o grupo da “Força Tática Feminina”, com a idéia de reforçar a segurança pública do carnaval das fantasias e da criatividade. 
Até o prefeito da cidade foi surpreendido com a presença desse grupamento que pela primeira vez, desfilou no bloco. Alem da força policial extra, o Rei do Egito, “Faraó” apareceu nas ruas para brincar o carnaval.
Trios elétricos com os sons interligados e com bandas tocando ao vivo, animaram o desfile dos “Periquitos da Madame” que só encerrou as 21h00 de sábado em frente ao corredor Polibio Cavalcante.
Em todas as noites no Palco Principal do carnaval bandas se revezaram para animar o folião e ainda tivemos a presença do Dj. Nonatinho que fez o aquecimento do público com músicas eletrônicas ao ritmo do carnaval enquanto as bandas se preparavam para fazer o show ao vivo. Quem também esteve todas as noites na festa foi o radialista Zermanio de Almeida que entre uma banda e outra anunciava os parceiros do evento e registrava a cada momento a presença de autoridades e das caravanas que vieram de outros estados para curti o carnaval em Porto Franco.
Ponto alto do carnaval este ano, o desfile dos blocos organizados. Milhares de pessoas caracterizadas e identificadas pelo abadá (camiseta personalizada) do bloco, foram às ruas e num percurso de mais de 3 mil metros, desfilaram beleza e alegria pelas ruas de porto Franco numa tarde chuvosa de segunda-feira. Quem abru o desfile de 2012, foi o bloco Me Leva, organizado pelo “Bira do Cáis Bar”. Esse grupo vestido de azul e branco fez uma homenagem ao campeão municipal de futebol em 2011, o Operário Futebol Clube. 
Além do Me Leva, os blocos Beija Eu, 100% Você, Bloco da Bueira, Nata Prime, Galo da Manhã, Os Nemésios, Bloco da Juquira (inédito), Pega Descendo, Porto Folia, Vidinha Mais Ou Menos, Lobos da Vila, do Vereador Cafimfim e os Chicleteiros, organizado pelo Jéferson Milhomem desfilaram no carnaval desse ano. O Chicleteiros encerrou o desfile que foi puxado pelo Trio Nana, dançando ao som da Nana Banda que encerrou o desfile cantando ao vivo na Praça Gonçalves Dias.
O carnaval de Porto Franco encerrou na madrugada de quarta-feira de cinzas com o menor número de ocorrências registradas em uma festa carnavalesca. Sem violência e com a maior estrutura de som, a festa contou com o comportamento do folião, com as forças de segurança pública através do trabalho das policias: Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, PRF além da segurança particular contratada pela prefeitura.
O prefeito Deoclides Macedo, fez um balanço positivo da festa.  Durante abertura do evento e no encerramento ele fez questão de subir ao palco para dizer da alegria de poder está ali, com todos os brincantes e membros da comissão organizadora além dos parceiros como: Fortunato Macedo, a Deputada Valéria Macedo, o vice-Prefeito Adersinho, os vereadores de Porto Franco, Erivaldo Marinho, Marcelo Macedo, Silvamar Oliveira, Durval Neto, Francisco Cafimfim, Colemar Egito, Josivan Junior, Valtenes Almeida (Kabecinha) e Vicente Tiburcio, a Secretaria de Cultura do Estado e da empresa Eletrosat além dos órgãos de saúde e segurança que também colaboram com a festa desse ano. Deoclides disse está se despedindo do público como realizador do carnaval na condição de prefeito de Porto Franco, e espera para ano que vem uma festa ainda maior, organizada pelo seu sucessor que deve ser indicado para o cargo de prefeito através do mesmo grupo que já elegeu Deoclides Macedo três vezes ao cargo majoritário em Porto Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO: MENSAGENS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E DESRESPEITOSAS SERÃO EXCLUIDAS E NÃO PUBLICADAS