quarta-feira, 4 de julho de 2012


MEC e Prefeitura beneficiam alunos do Brasil Alfabetizado com óculos de grau.
Dezenas de pessoas na faixa etária entre 50 e 65 anos, matriculadas no Programa Brasil Alfabetizado em Porto Franco receberam óculos de grau referente às consultas realizadas através do Projeto Olhar Brasil, uma parceria da Prefeitura e do Ministério da Educação e Cultura. A solenidade de entrega dos óculos foi realizada na Escola de Tempo Integral Paulo Freire no mês de junho. O evento contou com a presença do prefeito Deoclides Macedo , Secretários e Assessores da administração. O Projeto Olhar Brasil tem por objetivo, identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade, prestando assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos nos casos de detecção de erros de refração. Propiciando assim, condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo melhorando o rendimento escolar e a qualidade de vida desta população de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência.
O projeto Olhar Brasil prevê a assistência direta a 44 milhões de pessoas, envolvendo a aplicação de aproximadamente R$: 323,3 milhões de reais, num período de três anos. São conhecidos os altos percentuais de problemas oftalmológicos que afetam a população brasileira e a desigual distribuição dos recursos humanos e financeiros para a sua abordagem. Os problemas visuais respondem por grande parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, por grandes limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata ainda de cegueira. Os dados epidemiológicos disponíveis para o Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, consequentemente na sua autoestima, na sua inserção social e em sua qualidade de vida.
Desde a implantação do Programa Brasil Alfabetizado em Porto Franco em 2006, todo ano, uma média 250 pessoas que não tiveram oportunidades de estudar quando ainda eram jovens procuraram as escolas para se matricular. Em 2012, esse número é bem menor, o que significa dizer que o índice de analfabetismo no município está bastante reduzido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO: MENSAGENS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E DESRESPEITOSAS SERÃO EXCLUIDAS E NÃO PUBLICADAS